“O meu bebé não come em casa, mas na creche come tudo!”

“O meu bebé não come em casa, mas na creche come tudo!”

Quantas vezes já ouvi esta frase e o meu coração ficou bem pequenino…!

Em casa, sentamos o nosso bebé à mesa com todo o amor do mundo, oferecemos-lhe comida que nós mesmas preparámos e ele nem lhe toca. Passados alguns dias, já com receio que não volte a comer acrescentamos mais um sabor, um tempero e às vezes até sal (mesmo sabendo que o bebé não o deve consumir, o desespero e a busca por respostas já é incessante).

No entanto, mesmo com todos estes malabarismos continua a virar a cara e por vezes até chora sem lhe termos oferecido ainda o prato.

Num dia, chegamos à escola e perguntamos como correm as refeições – come bem? Chora para comer? Come tudo?

Mal não é o nosso espanto quando nos dizem que lá come tudo o que lhe é oferecido. E é neste momento que não sabemos o que pensar ou sentir. Será a nossa incompetência? Será que não estamos a fazer as coisas corretamente? Será que temos de agir de outra forma? Será a forma como preparamos e lhes oferecemos os alimentos? Será apenas implicância do nosso bebé? Será que quer apenas irritar-nos?

Neste momento convido-vos a parar para refletir e a tentar perceber o que se está a passar convosco e com o vosso bebé…!

Se o bebé não come nada em casa e até chora para se sentar à mesa porque comerá tudo na escola?

É importante averiguarmos como correm as refeições em contexto escolar. O bebé chora para comer? Se já não chora mas no início chorava? Como agiram os profissionais perante este choro? Como se age na escola quando um bebé não quer comer mais, ou não quer determinado alimento? Respeita-se o bebé e não se força a comer ou não são admitidas preferência alimentares?

Sendo sincera e muito honesta convosco não é normal que um bebé coma na escola e em casa chore para o fazer

Se em casa não for forçado a comer, os seus sinais de fome e saciedade forem respeitados e não houver motivo aparente para o choro significa que algo pode não estar bem até com a saúde física do bebé (desconforto na boca, desconforto gastrointestinal) e isto não irá acontecer só em casa, mas também na escola e por isso não irá comer mas sim chorar nos dois contextos.

Se isto não acontecer provavelmente o motivo do choro será outro.

O bebé jamais faria algo com o intuito de irritar as pessoas que mais ama neste mundo – os seus pais. Se chora à mesa é porque se sente seguro, acolhido para partilhar convosco a frustração, o medo e por vezes até o pânico que sente à hora da refeição…

Quando questionarem a escola, ou até a pessoa ou as pessoas que ficam com o vosso bebé durante o dia, poderão ouvir algo como “Aqui também chorava, mas percebeu que não adiantava e agora come tudo…”. Uma frase que nos demonstra claramente que quando chora, o nosso bebé não é atendido, não é acolhido percebendo que por mais que chame, por mais que peça ajuda para gerir as suas emoções não será ajudado… tendo apenas uma solução: comer! E aqui poderá estar a raiz do nosso problema!

O que hoje vos peço é que escutem os vossos bebés, que os ouçam, que os observem com olhos de amor!

Ele nunca iria fazer nada com o intuito de vos provocar ou irritar, ele é um ser puro, um ser que precisa que os seus pais intercedam por eles em determinados momentos. O bebé sente quando é respeitado e quando é forçado a alguma coisa que não gosta. Como não consegue dizê-lo aos pais por palavras claras e evidentes, chora para nos demonstrar esse desconforto e demonstra em casa aquilo que muitas das vezes o magoa no mundo lá fora.

Um bebé que em casa não come nada e na escola come tudo é um verdadeiro alerta! Percebam… o bebé sabe a quantidade que precisa de comer e será estranho que coma sempre tudo!!!

Fiquem atentos, pelos vossos bebés, à forma como são encaradas as refeições na escola! O que é mais importante para os profissionais que os acompanham? Que coma tudo ou que os limites do bebé sejam respeitados?

Os profissionais, sejam eles quais foram fazem todos os dias o seu melhor… aqui a questão é que o melhor deles pode não ser o melhor para o nosso filho! E está tudo bem, temos é de saber que caminho queremos escolher e que vivências queremos que o nosso bebé tenha… o critério de escolher uma escola não deve ser apenas a proximidade ao local de residência, mas sim o alinhamento de valores e daquilo que queremos para o nosso ser que ainda há pouco tempo encarou o mundo pela primeira vez.

Com isto não vos quero dizer que será sempre este o motivo da diferença de comportamento mas estejam atentos! Se realmente for e nao fizermos nada podemos estar a criar marcas muito fortes no nosso bebé. A falta de respeito pelo que queremos e pelos nossos limites enquanto bebés será algo que a longo prazo irá refletir-se na vida do ser humano adulto.

E lembrem-se sempre… somos os mamíferos mais imaturos do planeta terra e por isso precisamos que os nossos cuidadores cuidem de nós, nos protejam e defendam até uma certa altura da nossa vida. Os nossos bebés contam connosco para sermos a sua voz e não para sermos indiferentes às suas claras manifestações. E NÓS TEMOS O DEVER DE AS OUVIR!

Com amor,

Bárbara Palma

Veja nossos outros artigos

Empoderamento – poder ou frustração?

Ultimamente esta palavra tem sido motivo de muita reflexão e auto questionamento. Será que vale a pena? Não será mais fácil as mulheres/casais ficarem na ignorância? Pois…mais fácil seria sim, mas se é fácil então não é para mim. Não

Leia Mais >>
Acesso Vip 
Bebé do Novo Mundo
Lista de Espera ↓
Thank you!
Bebé do Novo Mundo
Lista de Espera ↓
Thank you!
AGUARDA PELAS NOVIDADES ↓
Thank you!